quarta-feira, 14 de abril de 2010

Rotary Master

Esta é uma avaliação de Longa Duração, após 5 anos e meio de uso direto e contínuo sempre funcionou perfeitamente e nunca apresentou nenhum problema. Leva-se em conta que a lubrificação do contra-ângulo sempre foi feito conforme a prescrição no manual, o aparelho sempre foi ligado a um estabilizador de energia e somente foi usado para instrumentação endodôntica, fim para qual ele se destina. Considero este o melhor equipamento para instrumentação rotatória existente no mercado, um produto que vale cada centavo investido, especialmente para quem vive somente de endodontia. Existe outros aparelhos, a própria fabricante do Rotary Master, a J.Morita, possui modelos sem fio, que funcionam a bateria. Eu nunca gostei de aparelhos a bateria por duas razões, primeiro a vida útil deles costuma ser menor e, pelo menos nos aparelhos fotopolimerizadores, costumam alterar a intensidade conforme a carga da bateria e a segunda razão, encontrar baterias sobressalentes no mercado. Uma vida útil de bateria recarregável dura por volta de dois anos e quando a vida útil delas acaba, você procura a bateria para reposição, descobre que ela saiu de linha, pois lançaram um modelo novo que usa uma bateria em outro formato. Vi esta cena acontecer inúmeras vezes com aparelhos celulares e máquinas fotográficas digitais.
Eu duvido que um aparelho a bateria conseguisse chegar aos 42 meses de uso diário sem ter problemas de falta de carga na bateria durante a realização de um procedimento ou mesmo que ele chagasse nesses 3 anos e meio sem precisar mandar para assistência para troca da bateria. Acredito que esta talvez seja a maior razão da J.Morita ainda comercializar o Rotary Master , ele é um time vencedor e ninguém tem muita coragem de tirar de campo um time que ganha.
Minha avaliação é simples, se você realiza muita endodontia este talvez seja o melhor investimento para sua profissão, compre um modelo a bateria somente se você realiza procedimentos em vários lugares e tem que se locomover muito com o equipamento, mas se você trabalha somente em um ou dois locais vale a pena comprar um equipamento com fio, teoricamente a durabilidade dele é muito maior.

Nenhum comentário:

Postar um comentário