quarta-feira, 14 de abril de 2010

Comparação de Aparelhos Fotopolimerizadores









Nesta comparação de efeito polimerizador foi usado uma resina Herculite XRV da Kerr A3,5 esmalte, onde eram colocados incrementos cilíndricos de 4mm e testado a polimerização em 10, 20, 40 e 60 segundos. Os aparelhos testados foram Lec 470 II da MMOptcis de led com 3 anos de uso, um Degulux alemão da Degussa com 13 anos de uso e lâmpada com 10 meses de uso, um Dabi-Atlante DB-686 de led novo, um Dabi-Atlante Ultraled novo e um Woodpecker Led-B novo de fabricação chinesa e importação independente.
Nenhum dos aparelhos conseguiu fotopolimerizar totalmente o bloco de resina em 10 segundos, os melhores resultados foram obtidos pelo Woodpecker e pelo Degulux, ambos conseguiram a fotopolimerização total em 20 segundos, os dois Dabi-Atlante conseguiram a fotopolimerização total em 40 segundos, e o Lec 470 II mesmo após 60 segundos obteve a polimerização em torno dos 3mm.
O destaque foi o “antigo” Degulux, que apesar de ser considerado ultrapassado obteve um ótimo índice de polimerização igualando o Woodpecker que é um dos melhores aparelhos existentes no mercado internacional.

A intensidade nominal destes aparelhos eram:
Degulux (Degussa) – 600mW/cm²
Led-B (Woodpecker) – 1000 mW/cm²
Lec 470 II (MMOptics) – 500 mW/cm²
DB-686 (Dabi-Atlante) – 800 mW/cm²
Ultraled (Dabi-Atlante) – 500 mW/cm²


Deve-se sempre lembrar que a maioria das resina específica em suas bulas o uso de incrementos de no máximo 2mm, em especial para amenizar os efeitos da contração realizada na polimerização.

Nenhum comentário:

Postar um comentário